Diretrizes do BIT sobre trabalho digno e turismo socialmente responsável

Guidelines | 26 March 2020
O turismo ocupa uma posição sólida na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A sua importância como motor de criação de emprego e de promoção do desenvolvimento económico local, da cultura e dos produtos locais está patente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8, 12 e 14, que incluem metas específicas para o turismo. O papel do turismo como «um veículo para a criação de emprego, o crescimento económico e o desenvolvimento» também foi reconhecido pelo G20 (grupo das 20 principais economias mundiais). As declarações emitidas pelos ministros do Turismo do G20 desde 2010 reafirmam o empenho dos países do G20 em apoiar iniciativas que promovam mais e melhores empregos no turismo.

Além disso, o turismo foi identificado pela Assembleia Geral das Nações Unidas no documento final intitulado The Future We Want (O Futuro que Queremos) como uma atividade económica que contribui significativamente para o desenvolvimento sustentável, e pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) como uma das que podem liderar a transição para a economia verde.

Estas diretrizes foram concebidas para apoiar os constituintes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e outras partes interessadas envolvidas na conceção e implementação de intervenções sobre a promoção do trabalho digno e do emprego pleno e produtivo no turismo, com vista a melhorar a sua sustentabilidade e a contribuir para a realização dos ODS. Têm por destinatários todos aqueles que se dedicam à promoção do emprego pleno e produtivo e do trabalho digno no turismo a nível internacional, nacional, regional, local e empresarial, incluindo governos, decisores políticos, organizações de empregadores e de trabalhadores, organizações intergovernamentais (OIG) e organizações não governamentais (ONG).´